O Centro Cultural Torus será construído por uma associação independente de direito privado, sem fins lucrativos. O projeto arquitetônico contemplará ampla sala de exposições, espaço multiuso (música, dança e oficinas), espaço para encontros interdisciplinares, ações educativas, audiovisual e outros, espaços de convivência, além de uma forte presença online com cursos e outras artividades. O Centro Cultural Torus é um sonho de muitos anos se tornando realidade, um lugar que, tendo a arte como eixo, conjugará desenvolvimento social, educação e lazer, mas também agindo como um pólo criativo difusor.
Unindo tecnologia, pesquisa em arte e propostas educativas, o Centro Cultural Torus pretende constituir atividades e conteúdos acessíveis a todos os públicos e que incentive os circuitos artísticos, a inovação criativa e a difusão cultural, integrando a comunidade local e contribuindo ativamente com o desenvolvimento da região.
O espaço do futuro Centro Cultural Torus se encontra na zona rural, próximo ao centro de Garibaldi, no início da Estrada do Sabor e em meio a rota dos vinhedos na serra do Rio Grande do Sul. Zona de tradicional migração italiana no século XIX, nos últimos anos tem incorporado aos elementos tradicionais a sofisticação do enoturismo, com iniciativas arrojadas.
O imóvel está localizado em uma propriedade de 22 hectares onde também acontece a Residência Artística Torus. Em um antigo depósito de ração, com uma área aproximada de 480 metros quadrados dispostos em dois andares, serão criados espaços arrojados para contemplar as propostas artísticas, educativas e de convivência do Centro Cultural.