Antinomia Catalogo CAPA (2)

O QUE É O PROJETO:

 

Antinomia é um projeto contemplado com o Prêmio Marcantônio Vilaça 2019, que inclui a doação de obras de Frantz, Marina Camargo e do duo Ío para o acervo do Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães, uma importante iniciativa que permite trazer um recorte da produção contemporânea do Rio Grande do Sul ao acervo do MAMAM. As obras selecionadas, peças emblemáticas dentro da produção de cada artista, evidenciam a particularidade de suas poéticas e possibilitam um diálogo profundo e auspicioso com outras obras da instituição. O projeto inclui a realização de uma exposição com as obras doadas e mais uma obra de cada artista, uma série de atividade de difusão cultural (palestra com artistas, ações educativas) e o lançamento de um catálogo.

001

ANTINOMIA – Exposição Virtual

Considerando a necessidade de adaptação às restrições impostas pela pandemia de COVID-19, a exposição Antinomia, com as obras incorporadas ao acervo, foi realizada de forma virtual entre 22 de dezembro de 2021 a 30 de abril de 2022. Na galeria virtual imersiva, o público pode conferir as obras exibidas.

Os artistas escolhidos são Frantz, com a obra Capela Dourada; Marina Camargo, com a obra em vídeo Beckton Alps; e o duo Ío, formado por Laura Cattani e Munir Klamt, com a escultura Trindade. Esse recorte busca representar, de forma metonímica, a diversidade e a energia da cena artística contemporânea do Rio Grande do Sul para outras regiões do país.

Ío_Trindade (8)

Constituição de Acervo – doação ao MAMAM

As obras da exposição, “ANTINOMIA” foram doadas, em formato digital, ao o Museude Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM), colaborando para o enriquecimento do acervo público e a valorização da produção artística, levando ao público pernambucano um recorte da arte contemporânea do Rio Grande do Sul. A sala virtual elaborada para a adaptação exigida pela pandemia de Covid-19 também foi doada à instituição.

Marina_Camargo_Beckton_Alps(frames)

Palestra ANTINOMIA

Foi realizada uma palestra com sobre a exposição e doação das obras ao acervo do com as diretoras do MAMAM e os curadores e artistas da exposição ANTINOMIA, em forma de “live”, aberta ao público, disponibilizada na plataforma YouTube.

Frantz_Capela_dourada (4)

ANTINOMIA – Catálogo

Foi realizado o catálogo da exposição Antinomia, em formato virtual (pdf), com 96 páginas. Esta publicação abarca a exposição realizada na sala virtual, arquitetonicamente desenvolvida a partir do histórico prédio do Mamam, com as obras que foram objeto do projeto Antinomia – Recorte Contemporâneo do Rio Grande do Sul no acervo do MAMAM. Estão inclusas, além de imagens destas obras e da sala virtual, as obras e/ou séries de obras de cada artista, gentilmente cedidas para esta exposição: On Canvas, de Frantz; Emergências, de Ío; Oblivion, de Marina Camargo. Também integram o catálogo um texto de introdução da proponente e curadora do projeto, Prof.a Dr. a Laura Cattani, um texto crítico sobre a exposição, elaborado pelo Prof. Dr. Munir Klamt, e textos abordando a poética de cada artista, destacando genealogia criativa dos trabalhos que passaram a integrar o acervo do MAMAM.

FICHA TÉCNICA:

Curadoria e Organização Laura Cattani e Munir Klamt
Textos sobre os artistas Munir Klamt
Créditos de imagens
Anderson Astor: 59-71
Bruno Borne 8-17, 19, 92-95
Eduardo Aigner: 32, 34, 35
Fabio Del Re: 36-38
Frantz: capa, 20-31, contracapa
Ío: 58-72, 77-78
Joshua White: 52, 53, 55
Marina Camargo: 40-47, 54, 56, 57
Nik Neves: 48, 51
Projeto Gráfico e Editoração Bruno Borne
Capa Intervenção de Bruno Borne sobre obra de Frantz
Revisão
Maiara Alvarez: 33-35, 49, 50, 73-75, 80-90

Este projeto foi contemplado pelo Prêmio de Artes Plásticas Marcantonio Villaça

9ª Edição – FUNARTE / Ministério do Turismo