O QUE É O PROJETO

Istmo é um dos mais abrangentes e promissores projetos de inserção das artes visuais do Rio Grande do Sul no cenário sul-americano. Este projeto cultural inovador busca promover as artes visuais do estado, dando visibilidade e criando redes de relações com curadoras e agentes culturais de oito países da América do Sul (Argentina, Uruguai, Chile, Peru, Colômbia, Equador, Bolívia e Paraguai), que irão conhecer e analisar a obra de 40 artistas gaúchos, além de conhecer e criar relações com aparelhos culturais, iniciativas artísticas locais e governanças públicas. O projeto tem como objetivo maximizar as potencialidades da produção artística contemporânea do Rio Grande do Sul, criando um espaço de diálogo e oportunidades para os artistas e aparelhos culturais, possibilitando que seus trabalhos sejam apreciados, reconhecidos e inseridos economicamente em diferentes países sul-americanos. Dessa forma, o projeto contribui para solucionar um dos principais desafios locais: a difusão da produção artística gaúcha em um importante processo de internacionalização.

icon-portfólio

Oficinas de portfólio

Com o objetivo de potencializar a carreira de jovens artistas, o projeto oferece oficinas de montagem de portfólio ministradas por Tiago Gasperin em sete cidades: Porto Alegre, Canoas, Caxias do Sul, Pelotas, Rio Grande, Santa Maria e Passo Fundo. A iniciativa visa garantir que artistas de comunidades periféricas e grupos historicamente excluídos tenham acesso real às ferramentas de profissionalização no campo artístico.

icon-rotas cópia

Rotas Culturais: Curadoras do Sul

Curadoras de oito países sul-americanos desembarcam em Porto Alegre para uma experiência imersiva de sete dias. A iniciativa promove encontros estratégicos entre agentes públicos, universidades e os principais espaços culturais da cidade: do MARGS à Fundação Iberê Camargo. Com mediação do Instituto Cultural Torus, o projeto realiza leituras de portfólio e visitas técnicas para criar redes de colaboração e fortalecer o mercado artístico local frente ao cenário internacional.

icon-edital

Edital

O projeto se apresenta por meio de um site-atlas que reúne e organiza todos os seus conteúdos, ampliando a difusão de pesquisas em arte e ciência e a formação de público em todo o território nacional. A plataforma disponibiliza o livro em PDF, imagens das obras e demais materiais produzidos ao longo do projeto, funcionando como um espaço aberto de acesso, consulta e circulação do conhecimento.

icon-extensao

Curso de Extensão 

Como parte de um curso de extensão vinculado ao Instituto de Artes da UFRGS, cada curadora convidada apresentará uma palestra sobre suas práticas e o cenário artístico de seu país de origem. Os encontros são gratuitos, abertos ao público e oferecem certificação pela UFRGS para os inscritos. Para garantir o alcance da iniciativa, as palestras serão gravadas e disponibilizadas online com recursos de acessibilidade.

icon-expo

Exposição Virtual: Istmo – Linhas Tracejadas

A mostra reúne as obras mais representativas dos artistas gaúchos selecionados pelas curadoras internacionais do projeto. Hospedada na inovadora sala virtual escheriana do Instituto Torus, a exposição “Istmo – Linhas Tracejadas” utiliza a tecnologia para ampliar a visibilidade da produção contemporânea do Rio Grande do Sul. Mais do que uma vitrine, o espaço funciona como uma ferramenta de preservação e valorização da cena artística regional, conectando o talento local ao cenário cultural global.

Catálogo

O catálogo apresenta os 40 artistas selecionados e as 10 curadoras convidadas, com um texto que sintetiza a diversidade e os pontos de convergência dos artistas selecionados. O catálogo terá em torno de 168 páginas em formato PDF, com o apoio do selo editorial Névoa.