O FIM DO PRESENTE

CATÁLOGO HÍBRIDO E CONTOS

Esta publicação é um livro bipartido, organizado por Laura Cattani e Munir Klamt. Tempo como Verbo é um catálogo reflexivo sobre a exposição virtual, com imagens das obras e textos de Laura Cattani, Munir Klamt e Juliana Proenço. O Fim do Presente é um projeto experimental, no qual o curador literário Vitor Diel convidou sete escritoras e escritores gaúchos para criarem contos inspirados nas obras da exposição virtual: Atena Beauvoir, Davi Koteck, Jeferson Tenório, José Falero, Juliana Maffeis, Mariam Pessah e Taiasmin Ohmacht.

 

Acesse o livro aqui.

JOSÉ FALERO

Escreve sobre a obra sem título de André Severo

José Falero é escritor, autor de Vila Sapo (Venas Abiertas, 2019) e Os supridores (Todavia, 2020). Escreve semanalmente para a revista digital Parêntese.

Atena Beauvoir

Escreve sobre a obra Escudo de Perseu de Bruno Borne

Atena Beauvoir é escritora e poetisa, professora e filósofa. Em 2016, recebeu Menção Honrosa pela atuação em defesa e promoção da dignidade humana de LGBTs na cidade de Canoas/RS. É colaboradora da Rede Trans Brasil e Red Latinoamericana y del Caribe de Personas Trans. Idealizadora da Nemesis Editora para publicação de literatura invisível e transantropológica. Autora de “Contos Transantropológicos”, entre outros títulos.

Davi Koteck

Escreve sobre a obra Trindade do Tempo de Ío

Davi Koteck nasceu em Porto Alegre (RS) em 1995. Publicou o livro O que acontece no escuro (Editora Taverna), e participou da antologia Qualquer Ontem (Editora Bestiário). Tem contos e poemas publicados na São Paulo Review, Ruído Manifesto, Etudes Lusophones (França), Revista Travessa em Três Tempos, Mallarmargens, e outros. Edita a Revista Rusga. Todo abismo é navegável a barquinhos de papel (Editora 7letras, 2020) é sua estreia na poesia.

Jeferson Tenório

Escreve sobre a obra Nadir Escaleno de Tulio Pinto

Jeferson Tenório nasceu no Rio de Janeiro, em 1977. Radicado em Porto Alegre, é doutorando em teoria literária pela PUCRS. Estreou na literatura com o romance O beijo na parede (2013), eleito o livro do ano pela Associação Gaúcha de Escritores. Teve textos adaptados para o teatro e contos traduzidos para o inglês e o espanhol. É autor também de Estela sem Deus (2018). O avesso da pele (2020) é seu romance mais recente.

Juliana Maffeis

Escreve sobre a obra diluir-se-enquanto escapa o tempo de Virgínia Di Lauro

Juliana Maffeis (Porto Alegre, 1987) é professora, artista e escritora. Licenciada em Letras (PUCRS), especialista em Teoria e prática na formação do leitor (UERGS), mestra e doutoranda em Letras, na área de Escrita Criativa (PUCRS). É autora de “O discurso amoroso de Ana C.” (Ed. Fi, 2014) e ”Solitária companhia de teatro” (Ed. Patuá, 2017), além de poemas e contos publicados em antologias e revistas literárias. Pesquisa e experimenta as relações entre cartografia, imagem e poesia.

Mariam Pessah

Escreve sobre a obra MISSTAKE de Andressa Cantergiani

Mariam Pessah é ARTivista feminista, fotógrafa desativada, escritora e poeta. Seu livro mais recente Grito de mar, Editora Taverna, 2019, foi recomendado pela revista Cult. Participações mais recentes: a nível estadual, Porto Alegre em quarentena, e-book; a nível nacional, Planner 2021 com o tema de línguas, curadoria: Ana Elisa Ribeiro. 

Organiza há mais de 3 anos o Sarau das minas/Porto Alegre e ministra a oficina de Escrita e criatividade feminiSta. Também atua como tradutora.

Taiasmin Ohnmacht

Escreve sobre a obra Invisível de Dirnei Prates

Taiasmin Ohnmacht é psicanalista, mestre em psicanálise: clínica e cultura pela UFRGS. Autora da elogiada novela “Visite o Decorado” (Figura de Linguagem, 2019). Participou da organização do e-book “Da Vida Que Resiste – Vivências de Psicólogas(os) Entre a Ditadura e a Democracia”. Foi relacionada no catálogo “Intelectuais Negras Visíveis” (Malê, 2017), lançado na FLIP.

Vitor Diel

Curadoria literária

Vitor Diel é jornalista, nascido em 1982. Assessor de imprensa dedicado à literatura, autor da coletânea de crônicas “Granada” (2008) e de artigos publicados em periódicos como Zero Hora e Revista Simples. Tem Especialização em Literatura Brasileira pela UFRGS e foi coordenador de comunicação da Feira do Livro de Porto Alegre por três anos. Criou a página Literatura RS em 2014 no Facebook, vencedora de um Prêmio Açorianos de Literatura em 2016. É editor do site www.literaturars.com.br.

ORGANIZADORES

LAURA CATTANI

Organizadora

Laura Cattani é artista, curadora e pesquisadora em Arte Contemporânea. É Doutora em Poéticas Visuais pelo PPGAV/UFRGS,  professora de artes na Universidade Federal de Pelotas e realiza pós-doutorado no PPGAV da UnB. É criadora do Instituto Cultural Torus, curadora da Galeria Maria Lucia Cattani e colaboradora na galeria A Sala. É membro do colegiado de artes visuais do Rio Grande do Sul, curadora adjunta na 13ª bienal do Mercosul. Atua desde 2003 com o pseudônimo Ío.

MUNIR KLAMT

Organizador

Munir Klamt é artista, curador e pesquisador em Arte Contemporânea. É doutor em Poéticas Visuais pelo PPGAV/UFRGS com Pós-Doutorado na UnB, professor do Instituto de Artes da UFRGS na área de Arte e Tecnologia e compõe o comitê curatorial do MARGS. Curadora Adjunta na 13ª bienal do Mercosul. Atua desde 2003 com o pseudônimo Ío.